Fiscalizamos e autuamos bancos em Barreirinhas

  Na terça-feira (06), em Barreirinhas, fiscalizamos todos os bancos e casas lotéricas da cidade. Temos intensificado diariamente as fiscalizações em todas as regiões do Estado com a missão de garantir ao consumidor um atendimento humanizado.    Na ação, o Bradesco foi autuado por apresentar máquina com defeito, sem emitir senhas; não manter afixado em lugar visível, cartaz destacando o número de telefone do PROCON; bebedouro e banheiro não adaptado para o uso por pessoas com deficiência; não dispor de pelo menos um caixa de autoatendimento adaptado para o uso por pessoas com deficiência; manter 01 dos 05 terminais de autoatendimento totalmente inoperante; por não manter um exemplar do CDC em lugar visível e de fácil acesso ao público; além de demora excessiva para atendimento e não possuir porta giratória com detector de metais.   O Banco do Brasil foi autuado por não manter afixado em lugar visível, cartaz destacando o número de telefone do PROCON; não dispor de pelo menos um caixa de autoatendimento adaptado para o uso por pessoas com deficiência e não dispor de envelopes para depósito em dinheiro.     Já o Banco do Nordeste, foi autuado por não emitir senha com especificação de data e horário de emissão; bebedouro não adaptado para o uso por pessoas com deficiência; não dispor de pelo menos um caixa de autoatendimento adaptado para o uso por pessoas com deficiência e por manter 01 dos 03 terminais de autoatendimento totalmente inoperante.   A Caixa Econômica Federal foi autuada por demora excessiva para atendimento e por manter 02 dos 07 terminais de autoatendimento totalmente inoperantes. Na Lotérica da cidade não foram encontradas irregularidades. Os bancos foram autuados por não cumprirem a Lei Estadual 7.806/2002, com nova redação dada pela Lei Estadual 10.372/2015, a Lei Estadual 8.722/2007, a Lei Estadual 7.806/2002, a Lei Estadual 8.049/2003, os artigos 6º, I e III, 14 e 20, §2º, do CDC, dentre outras legislações.    Com a inauguração da unidade do VIVA/PROCON, vamos fiscalizar semanalmente todo os bancos da cidade até garantirmos respeito aos moradores de Barreirinhas e aos turistas que nos visitam. A melhoria e a humanização dos serviços bancários é uma prioridade do Governo do Estado e iremos estabelecer sanções todas as vezes que as irregularidades persistirem. Os bancos só têm duas opções: ou investem e melhoram os serviços ou sofrerão sanções cada vez mais rígidas.    Os bancos autuados devem apresentar resposta, em até 10 dias, contados a partir do recebimento da autuação. O descumprimento pode se caracterizar como crime de desobediência nos termos do artigo 330, do Código Penal, ficando sujeito, ainda, às sanções administrativas e civis cabíveis. Caso o consumidor note alguma irregularidade ou perceba que seu direito foi desrespeitado, ele deve formalizar denúncia por meio do aplicativo, site ou uma das unidades físicas do PROCON/MA.

Garantimos benefício da meia-entrada em Balsas

  Notificamos esta semana em Balsas, os blocos Sacudidos, Véa Ester e o Balsas Querida. O objetivo da ação foi notificar os responsáveis pela produção desses eventos por não estarem possibilitando a venda de ingressos de meia-entrada.    Na fiscalização, as produtoras foram orientadas sobre suas obrigações no caso das vendas de meia-entrada, para estudantes, jovens de baixa renda, pessoas com deficiência, professores, doadores de sangue e idosos, categorias permitidas conforme a lei federal nº 12.933/2013 decreto federal nº 8.537/2015 e lei federal nº 10.741/2003; lei estadual nº 9.683/2012; lei estadual nº 9.496/2011 e Portaria do PROCON/MA nº34/2015. Vale ressaltar que, o direito dos doadores de sangue é válido apenas para eventos realizados em locais mantidos por entidades e órgãos administrativos, ligados direta e indiretamente ao Estado do Maranhão.  As notificações foram entregues com a presença de um dos representantes da União Municipal Estudantil (UMES).    O percentual distribuído para meia-entrada de estudantes é de 40% do total de ingressos disponíveis para vendas, já para professores, idosos e doadores de sangue, o benefício é garantido por meio do ingresso disponível pra o público em geral, os pontos de vendas para os ingressos devem ficar a critério da produção do show, entretanto, em todos os locais deve haver a venda de ingressos para beneficiários de meia-entrada, tanto em pontos físicos, quanto em pontos virtuais.    Resultados    Após a notificação do PROCON/MA, a produtora da festa Balsas Querida passou a conceder a meia-entrada para o evento. O ingresso, que custa R$50, passou a ser ofertado, a partir do dia 01 de fevereiro, com a meia-entrada para este valor. Os outros blocos: Véa Ester e Sacudidos, ainda possuem o prazo de 10 dias (improrrogáveis), para responderem e cumprirem a notificação do PROCON/MA.   A execução de tais medidas tem o objetivo de garantir o direito à meia-entrada pelos beneficiários, proporcionando também maior segurança aos promotores de eventos, pois dificultar a utilização de carteiras estudantis falsas, estabelecendo ferramentas de proteção dessas empresas em face dos órgãos de fiscalização.   O consumidor que se sentir lesado deve formalizar uma denúncia na unidade do órgão em seu município. A denúncia também pode ser feita pelo aplicativo do PROCON/MA, pelo site, ou pelas redes sociais do órgão.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support