O benefício da meia-entrada para doadores de sangue em eventos culturais, esportivos e de lazer, realizados em locais públicos do MA
No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar inúmeras vidas. Como forma de comemorar e incentivar boas ações nesta data tão importante, informamos que os maranhenses que são doadores regulares de sangue têm direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer. Contudo, o direito é válido para eventos realizados em locais mantidos pelas entidades e órgãos das administrações direta e indireta do Estado do Maranhão. De acordo com a Lei Estadual nº 9.496, válida desde novembro de 2011, são considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados nos hemocentros e bancos de sangue do Estado do Maranhão, identificados por documento oficial expedido por aquelas entidades. O documento comprova a regularidade das doações. De acordo com o artigo 2º da referida Lei, a meia-entrada corresponde a 50% (cinquenta por cento) do valor cobrado pelo ingresso, sem restrição de data e horário. A medida é uma forma de parabenizar o consumidor pelas boas ações. Nada mais justo que aquele cidadão que pensou no próximo seja recompensado com um benefício em seu momento de lazer.
Projeto “VIVA na Melhor Idade” arrecada materiais de higiene pessoal para idosos
Sempre é tempo de ajudar. Para mudar uma vida, um gesto faz toda a diferença. Pensando no amor e respeito ao próximo, realizamos o projeto “VIVA na Melhor Idade”, realizada em alusão ao Dia dos Avós, comemorado no próximo dia 26 de julho. O projeto inicia nesta quarta-feira (14), em todas as unidades do VIVA e do PROCON do Estado, e objetiva arrecadar materiais de higiene pessoal, como sabonete, hidratante, escova de dental, fralda geriátrica e toalha. A arrecadação será feita até o dia 21 de julho, e aberta para toda a população – as doações podem ser feitas de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade. Acesse o site www.procon.ma.gov.br ou www.viva.ma.gov.br e saiba mais. Em São Luís, o material arrecadado pelo projeto será destinado ao Asilo de Mendicidade de São Luís, localizado na Rua das Paparaubas, 16, no Jardim São Francisco – para mais informações e/ou outras doações, no telefone (98) 3227-1214. Nas demais unidades, os materiais também serão encaminhados para instituições carentes. Agir com amor e respeito é apenas uma das formas que encontramos de levar solidariedade aos idosos de todo o Maranhão, por meio da doação destes materiais. Com esta ação, contribuímos para a evolução do ‘ser cidadão’ em cada um de nós. Projeto VIVA na Melhor Idade Pensando em uma forma de levar cidadania a todos os maranhenses, surgiu o projeto Viva na Melhor Idade, que disponibiliza os serviços de documentação básica para idosos. A iniciativa atende o maior número de cidadãos na terceira idade que possuem alguma debilitação ou dificuldade de locomoção para se dirigir até uma unidade. Os atendimentos são realizados em casas de apoio ao idoso e asilos, buscando sempre parceiros, com intuito de levar, além de serviços, diversão e distração aos idosos em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, promovemos direitos do cidadão com base no princípio da equidade, garantindo serviços públicos com comodidade e acessibilidade.